Blog

Cães: as 10 melhores raças para apartamento

Últimas do Blog

Que tal chegar em casa e ter um sorriso desse te esperando para te dar todo amor que guardou enquanto você estava fora? Nada mais gratificante, não é mesmo? Já foi comprovado por pesquisadores da Universidade de Washington que 10 minutos acariciando um pet reduz consideravelmente os níveis de cortisol – principal hormônio ligado ao estresse.

Sua casa não precisa ser grande, nem precisa ser uma casa, pode ser um apartamento. Várias raças se adaptam bem a ambientes pequenos o importante é ter espaço em sua vida para compartilhar momentos de diversão com esses seres. Alguns cuidados são necessários, como passeios, higiene e idas ao veterinário, mas toda atenção é retribuída com carinho que eles estão dispostos a expressar por você.

Também é necessário observar as regras de convivência do seu condomínio. Por mais que não há proibição legal de possuir um pet em apartamentos alguns condomínios impõem regras para os tutores do pet, principalmente nos ambientes compartilhados.

Abaixo listamos as 10 melhoras raças para serem criadas em apartamento e os cuidados necessários para cada uma.

Pug

Ideal para apartamento o Pug é um cão bastante dócil e carinhoso. Se dá bem com crianças, idosos e outros cães. Ele se apega fácil ao dono e exige atenção. Não precisa de muita atividade física, o ideal são passeios fracionados para não o cansar. Por ser um cão braquicefálico (nariz achatado) é comum apresentar doenças respiratórios (a maioria ronca), é preciso ter cuidado também com a pele, por isso é necessário visitas frequentes ao veterinário.

Shih Tzu

Esses cães também se acostumam facilmente com apartamento. Eles são alegres e extrovertidos, apegados à família e ótimos com crianças, estranhos e também com outros cachorros. Gosta de brincar e passear. Assim como o pug o shi tzu também possui o nariz achatado e também pode apresentar problemas respiratórios por isso passeios fracionados (curtos em horários diferentes) também são indicados para essa raça. Como o pelo da raça é longo são necessários alguns cuidados como escovar com frequência, lavar semanalmente e tosar para manter a higiene. Importante não deixar o topete ter contato com os olhos, para evitar irritações.

Yorkshire Terrier

É uma raça cheia de energia e, apesar do tamanho máximo de 20 cm, são corajosos e investigativos. Gostam de alertar o dono quando há algo estranho. Eles também são inteligentes e podem ser treinados com facilidade e é indicado que sejam pois o excesso de energia pode ser prejudicial para alguns objetos do apartamento. Se dá muito bem com crianças. Com estranhos, inicialmente ele fica alerta mas percebendo que é amigo ele se torna dócil, o mesmo com outros cachorros ou bichos. Os cuidados com os pelos também são importante para essa raça: escovação frequentes, banhos quinzenais e tosas quando necessária.

Chihuahua

Como tamanho de 15cm a 23cm essa raça também é indicada a ambiente pequenos, é dócil com os donos e reservados com estranhos, pode ser ciumento e por isso é importante treinamento e socialização quando filhotes para não se tornarem agressivos. Tem bastante energia, gostam de passear e brincar. É uma raça sensível a temperaturas baixas por isso não é indicado que durmam em ambientes abertos. Em relação a saúde eles são bem resistente e não apresentam doenças graves.

Poodle

Uma raça alegre e obediente, ótima para adestramento e consegue aprender rápido vários truques. Há três tamanhos diferente: até 25 cm (toy), 25-38 cm (miniatura) e mais de 38 cm (standard ou gigante). Os indicados para apartamento são os Poodle Toy e o Miniatura. Em geral, a raça é dócil com crianças e pessoas estranhas. Ele precisa de atenção (passeios e brincadeiras), caso ele fique estressado pode ser um destruidor de objetos. Como os pelos são densos e encaracolado exige um cuidado com tosa e escovação. O ideal são dois banhos mensais.

Pequinês

De pequeno porte, no máximo 23cm, essa raça consegue se adaptar em pequenos espaços. É um cão carinhoso e companheiro. De personalidade forte, ele é corajoso e se arrisca para defender seu dono apesar do tamanho. Mesmo assim não é uma raça que late muito e se dá bem com crianças maiores que 5 anos, que tem mais consciência de como tratar os pequenos. Por ser peludo também exigem cuidados especiais com as madeixas: banhos mensais, tosa e escovações. No geral, é uma raça saudável.

Maltês

Brincalhão e carinhoso o maltês é um ótimo companheiro e se adapta bem a pequenos espaços. Com tamanho médio de 20-25 cm, a raça pode precisar de adestramentos para controlar sua empolgação. Eles se dão bem com tudo e todos, ótima companhia para toda a família. O que garante seu carisma também são seus pelos macios, que exige cuidado e atenção: banhos, escovação e tosa. Lembre-se sempre de despender uma atenção a eles: passeio e brincadeiras.

Buldogue Francês (frenchie)

Com um porte médio, tamanho de 30-35 cm, o buldogue francês é uma raça dócil e que exige poucos cuidados. No início pode apresentar algumas dificuldades para obedecer mas tendo pulso firme ele entrar no ritmo do tutor, são inteligentes e gostam de agradar. Eles também são leais e protetores lidando bem com crianças. Ele dificilmente late e quando faz bagunça é para pedir atenção, após ter ficado algum tempo sozinho por exemplo, por são muito apegados aos donos. Como é um cão com pouca energia ele não exige muito exercícios físicos, devem ser passeios curtos e leves, é preciso estar atento a problemas respiratórios e de obesidade.

Whippet

Obediente e com porte elegante esse cão pode ser um grande parceiro. Sua altura varia entre 45,7-55,8 cm. Mesmo sendo um cão brincalhão e sempre disposto a caminhadas e corridas, o whippet é uma raça bastante tranquila e amigável, late pouco e se adapta bem a diferentes ambientes, inclusive apartamentos. Lida bem com crianças e outros cachorros, com estranhos é bom ter cuidado na primeira aproximação. A saúde deles é de ferro, mas é importante manter uma refeição balanceada e muita água. Coloque na sua rotina uma caminhada que você terá um incentivo e tanto para fazer com a companhia deste parceiro.

Schnauzer Miniatura

Com muita energia, beleza e carinho essa raça tem tudo para ganhar seu coração. Se optar por ele não se esqueça que ele exige passeios diários. O tamanho varia de 30-36 cm. Apesar de se adaptar bem a locais fechados e pequenos, essa raça tem um instinto de caçador e gosta de ar livre. É uma raça para toda a família, gosta bastante de brincar com crianças. Por ter o instinto protetor pode estranhar à primeira vista um estranho, mas é só mostrar a ele que não há perigo e ele se adapta bem. Sua saúde é boa, mas não dispensa cuidados periódicos. Para manter o visual da raça é necessário tosas regulares a cada 2 ou 3 semanas, além da escovações semanais para não embaraçar os pelos.

E aí? Já decidiu qual você quer ter em seu cantinho? Independente da raça, lembre-se que esses cãezinhos precisam de sua atenção e darão muita alegria em troca.

E por falar em cuidado e atenção com o pet temos uma dica: amenize os gastos com o Seguro Pet – um serviço de assistência a cães e gatos com características muito parecidas com o seguro saúde dos humanos, que geralmente é vendido como cobertura adicional (opcional) do Seguro Residencial.

Os gastos com saúde do animal podem pesar fortemente no seu orçamento. Uma cirurgia de catarata canina, por exemplo, pode custar mais de 2.000 reais. Em 2013, um estudo feito pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) estimou que a despesa média anual com cães de grande porte variava entre 3.800 reais e 10.000 reais e, para raças pequenas, entre 1.600 reais e 4.500 reais. Por isso é importante ter um seguro.

Consulte a Mader Corretora de Seguro – htpp://www.madercorretora.com.br

 

 



Sobre o autor

Ary Alencastro
A ALENCASTRO VEIGA GESTÃO IMOBILIÁRIA, marca IMOBILIARY IMÓVEIS, associa know-how ao espírito de modernidade e praticidade, que marcam o momento digital do mercado imobiliário. Para isso, nos especializamos na construção de equipes competentes, experientes e comprometidas com a excelência e resultados.